sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Saiu na Imprensa - Kódia defende reforma administrativa e novo modelo de Saúde no município

0 comentários
Em um discurso contundente feito na sessão desta quinta-feira, o presidente da Câmara de Conceição de Macabu, Kódia Ramalho (PV), defendeu uma “reforma administrativa” que modifique o modelo de gestão da Saúde na cidade. O parlamentar fez afirmações motivado pelo Projeto de Lei 03/14, de autoria do Executivo, que reajusta para R$ 7 mil os salários dos médicos plantonistas e socorristas contratados pelo município.

Segundo Kódia, apesar de demonstrar boa intenção, a medida do novo Governo é apenas “paliativa”. Para o presidente do Legislativo, o grande problema em Macabu é a falta de infra-estrutura no setor – o que acaba afugentando os médicos da cidade.

“Na minha concepção não vamos resolver o problema apenas aumentando o salário. É um item, Mas falta infra-estrutura, equipamentos, condições de transferir um paciente para outra unidade. Os médicos tem medo de vir e trabalhar em Macabu”, frisou.

Kódia foi além. Disse que sugeriu ao prefeito Cláudio Linhares (PMDB) que a Prefeitura firme convênio com laboratórios e avalie, inclusive, a possibilidade de terceirizar a gestão da Saúde para alguma OS. “É preciso esquecer as questões partidárias porque a Saúde deve estar em primeiro lugar. Quem está pagando preço alto pela instabilidade política é a nossa população”, explicou.

Kódia afirmou ainda que o modelo de gestão da Saúde na cidade está ultrapassado e isso se reflete diretamente no atendimento, por exemplo, no Hospital Municipal Ana Moreira. “Saúde é um problema não apenas de Macabu, mas do Brasil. Estado e União se omitem frente a essa questão e cidades pequenas, com menos de 50 mil pessoas, enfrentam ainda mais dificuldades”, disse.

O vereador lembrou ainda que o município não conta com uma UPA. Além disso, até para firmar contratualização com outras prefeituras existe dificuldade. “Aumentar o salário dos médicos foi um passo, mas que apenas ameniza o problema. Temos de avançar mais”, finalizou.

Fonte: Portal Primeiro Click

0 comentários:

Postar um comentário