terça-feira, 21 de maio de 2013

Saiu na Imprensa - ‘É PRECISO ESCLARECER’

0 comentários
Fonte - Expresso Regional
Presidente da Câmara de Macabu cobra informações sobre denúncia de fraude

A reprovação das contas da Secretaria Municipal de Saúde foi o assunto da semana em Conceição de Macabu. A pauta teve como foco principal a suspeita de fraude de R$326.980,00 da empresa Vimátecnica Comércio e Serviço LTDA, contratada pela Prefeitura para prestar serviço de manutenção preventiva e corretiva dos serviços de equipamentos hospitalares.

Depois dessa decisão por parte do conselho que foi divulgada no Diário Oficial do Município de forma simplificada, sem detalhes do relatório, o presidente da Câmara de Vereadores, Kódia Ramalho (PV) fez um requerimento solicitando o envio da ata da reunião e, se houver, da resolução ou outro documento deliberativo que contenha as razões que fundamentam a decisão da diretoria do conselho.

Segundo o presidente da Câmara, somente após receber esse documento é que a Casa Legislativa poderá agir. “Fizemos a solicitação do documento e vamos aguardar a chegada dessa documentação. Após recebermos, ela será encaminhada para análise da procuradoria da casa. Somente depois disso é que poderemos resolver as medidas cabíveis. Caso seja uma ação de improbidade administrativa será encaminhado para o Ministério Público. Agora, se for um problema político-administrativo, será de competência da Câmara apurar as questões”, afirmou.

Segundo o artigo 53 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, a Casa Legislativa só tem competência para investigar casos de erros político-administrativos do executivo. “Nós temos que tratar o caso com muita responsabilidade, transparência e tranquilidade, pois, como presidente desta casa não permito que a Câmara seja utilizada como instrumento de ódio ou mágoa. Até porque eu vou errar em minhas decisões a frente da Câmara, pois sou humano, porém nunca vou errar por omissão. Agora, não podemos sentenciar algo antes de receber os relatórios do Conselho Municipal de Saúde”, disse.

Outro ponto abordado pelo parlamentar foi sobre a CPI da carne, um escândalo também na Secretaria de Saúde. “Muitas pessoas tem perguntado sobre a CPI da carne, assim chamada popularmente e eu quero dizer que não está parada. No último dia três foram impetrados recursos no plenário do Tribunal Judiciário para derrubar concedida pelo desembargador que suspendia o procedimento da CPI”, completou.


Segundo os detalhes do recurso, a Câmara pede que o Tribunal de Justiça, de acordo com o teor do processo, arquive a cassação, submeta ao plenário, que é soberano, para votação sobre seu prosseguimento. E, se for o caso, uma eleição de novos membros, já que os vereadores que integravam a CEI já não exercem mandato na Câmara de Vereadores. Após essas ações, a Casa Legislativa espera que esse caso seja resolvido o mais rápido possível, de acordo com os procedimentos legais.

Fonte: Jornal Expresso Regional / Por Douglas Chaves

0 comentários:

Postar um comentário